Corpo e mente não se dissociam

É muito comum ver várias pessoas falando: - "Tem que malhar a mente e o corpo." - "Não tem que ter só a mente saudável, o corpo também tem que está." E esses discursos são muito comuns nas pessoas que se dedicam muito ao trabalho ou aos estudos ficando sedentárias e começam a realizar alguma atividade física, na maioria das vezes a musculação. Mas, também existe o inverso, discursos que falam: - "Tem gente que só malhar o corpo e esquece de malhar a mente." Nas duas situações existem equívocos, aliás em ambas ocorre o mesmo erro: a mente não se separa do corpo, o corpo é tudo (físico, psicológico e outras instâncias), é uma totalidade.

Em uma outra postagem, sobre variação dos treinos, tratei um pouco sobre memória muscular e de como aspectos neurológicos podem intervir no recrutamento de fibras musculares durante os exercícios. É bem por aí que segue a idéia do conceito de corpo total, só que envolvendo mais algumas coisas.

Se você perceber os estímulos que ocorrem na nossa "mente" (psicológicos) refletem diretamente no nosso "corpo" (físico), o inverso também é perceptível. Um exemplo que foi citado na postagem que me referi acima foi o dos hormônios adrenalina e noradrenalina, eles são produzidos pelo sistema nervoso e liberados no sistema circulatório alterando o comportamento de outros sistemas, como por exemplo o digestório. Uma pessoa que fica ansiosa às vésperas de uma prova ou entrevista de emprego importante libera uma quantidade maior de adrenalina (juntamente com outros hormônios), essa adrenalina vai provocar transpiração nas mãos, aceleração dos batimentos cardíacos e desregulação no funcionamento do sistema digestório, o indivíduo pode ter diarréia proveniente do nervosismo, dentre outras coisas.


Esse é um exemplo muito bom, mas o exemplo que mais chama atenção e mostra o quanto o corpo é total é o aspecto cognitivo. Através da cognição é que o indivíduo é capaz de aprender e esse aprender pode ser de várias formas, na Educação Física isso se dá através do movimento do corpo. Você não vai aprender a chutar uma bola apenas olhando outra pessoa chutar e sabendo (teoricamente) como aquilo se faz, você só vai aprender a chutar uma bola se for lá e tentar chutar, se for praticar. Sua "mente" só vai completar o processo de aprendizagem se seu "corpo" realizar o movimento e proporcionar a conclusão inicial do processo de aprendizagem. Inicial porque o aperfeiçoamento do movimento é inacabável, interminável, ou seja, o processo de aprendizagem não se estagna ele é contínuo, sempre é possível melhorar algo que já foi aprendido.


Outro exemplo disso é a coordenação motora. Quando vemos recém-nascidos não percebemos que eles não conseguem dominar o próprio corpo, é preciso sempre ter alguém por perto para possibilitar o deslocamento. Com o tempo vemos que eles vão "aprendendo" a se equilibrar até ficarem de pé, logo logo já estão engatinhando e não demora até conseguirem dar os primeiros passos. O princípio de tudo, coordenação motora, já foi aprendido, de agora em diante se dará o processo de aperfeiçoamento que permanecerá acontecendo durante toda a vida. Sempre que um novo movimento for identificado será preciso passar por um novo processo de aprendizagem daquele movimento, é o aperfeiçoamento da coordenação motora. Isso é a cognição, que torna "corpo e mente" (físico e psicológico) tão próximos. Outros fatores da cognição são a linguagem, a memória, o raciocínio, a imaginação, etc.


Vários outros exemplos descrevem essa ligação permanente entre o físico e o psicológico dentro do nosso corpo. De agora em diante evite dizer que "corpo e mente" estão separados e um se comporta independentemente do outro, eles funcionam de forma conjunta e se manifestam através do nosso corpo.

Acompanhem as notícias do Lobo Esportista.
Um forte abraço a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Treino ondulatório ou não linear

O que são exercícios minimalistas?

A importância dos alongamentos