Professor de Educação Física: não negue conhecimento ao seu aluno
As aulas de Educação Física não são alvo de muita atenção da maioria das escolas espalhadas pelo Brasil. De acordo com algumas coordenações a disciplina de Educação Física não tem sequer um plano de ensino (anual) a ser seguido. Os conteúdos são sempre os mesmos com o "quarteto fantástico" (como são conhecidos os conteúdos mais utilizados nas aulas: futsal, voleibol, basquetebol e handebol) comando as aulas. Muito dificilmente se vê algo que vai além desses conteúdos sendo trabalhado pelos professores, em muitas situações nem mesmo estes quatro ocorrem durante todo o ano, acabam sendo privilegiados os que os alunos "gostam mais" ou os que o professor "se identifica mais". Essa é uma triste situação que vem de longa data e que deixa muitos estudiosos da área de "cabelo em pé".
Dados mostram que a Educação Física é a disciplina que os alunos mais gostam nas escolas. Mas isso não é motivo de comemoração, pois cerca de 80% desses alunos que dizem gostar mais da disciplina de Educação Física não participam das aulas, por motivos mais diversos, desde de dispensa médica até liberação por que trabalha no contra-turno das aulas. A grande discussão é saber porque ocorre essa discrepância tão grande entre os dados. Muitos alunos assim como as coordenações de algumas instituições encaram a aula de Educação Física como um momento de lazer onde o aluno vai, acima de tudo, se divertir e não há grande responsabilidade em relação a isso. O professor acaba perdendo muito da sua liderança e o risco de frustração é iminente.
Com o professor frustrado a aula fica cada vez mais abandonada e os conteúdos acabam se repetindo, muitas vezes eles nem mudam durante todo o ano letivo. O que isso significa? Que o professor acaba negando conhecimento ao aluno, deixando de ensinar conteúdos que seriam extremamente relevantes para a sua formação.
A Educação Física é uma área do conhecimento muito rica e diversificada. Vários temas podem ser abordados pelo professor e com um diferencial que pode favorecer bastante a sua prática: o professor de Educação Física tem a sua disposição e a todo momento o exemplo prático do conteúdo. Se valendo disso, tudo que for relacionado ao corpo humano, ao movimento humano, ao comportamento desse corpo fisiologicamente e em sociedade pode ser abordado pelo professor, sem grandes problemas ou dificuldades. Não tenha receio em passar um conhecimento que você tem propriedade, você estará cumprindo com seu papel na sociedade. o aluno tem o direito de ter acesso aos diversos conteúdos que a Educação Física é capaz de fornecê-lo. E enquanto professor, passe todo o conhecimento que for possível ser passado. Esse conhecimento pode ser o diferencial na vida de uma criança, o diferencial na sua formação.
Um forte abraço a todos!
Dados mostram que a Educação Física é a disciplina que os alunos mais gostam nas escolas. Mas isso não é motivo de comemoração, pois cerca de 80% desses alunos que dizem gostar mais da disciplina de Educação Física não participam das aulas, por motivos mais diversos, desde de dispensa médica até liberação por que trabalha no contra-turno das aulas. A grande discussão é saber porque ocorre essa discrepância tão grande entre os dados. Muitos alunos assim como as coordenações de algumas instituições encaram a aula de Educação Física como um momento de lazer onde o aluno vai, acima de tudo, se divertir e não há grande responsabilidade em relação a isso. O professor acaba perdendo muito da sua liderança e o risco de frustração é iminente.
Com o professor frustrado a aula fica cada vez mais abandonada e os conteúdos acabam se repetindo, muitas vezes eles nem mudam durante todo o ano letivo. O que isso significa? Que o professor acaba negando conhecimento ao aluno, deixando de ensinar conteúdos que seriam extremamente relevantes para a sua formação.
A Educação Física é uma área do conhecimento muito rica e diversificada. Vários temas podem ser abordados pelo professor e com um diferencial que pode favorecer bastante a sua prática: o professor de Educação Física tem a sua disposição e a todo momento o exemplo prático do conteúdo. Se valendo disso, tudo que for relacionado ao corpo humano, ao movimento humano, ao comportamento desse corpo fisiologicamente e em sociedade pode ser abordado pelo professor, sem grandes problemas ou dificuldades. Não tenha receio em passar um conhecimento que você tem propriedade, você estará cumprindo com seu papel na sociedade. o aluno tem o direito de ter acesso aos diversos conteúdos que a Educação Física é capaz de fornecê-lo. E enquanto professor, passe todo o conhecimento que for possível ser passado. Esse conhecimento pode ser o diferencial na vida de uma criança, o diferencial na sua formação.
Um forte abraço a todos!
Comentários
Postar um comentário